terça-feira, 8 de setembro de 2009

O avô os lobos


O avô e os lobos

Um velho avô disse a seu neto, que veio a ele com raiva de um amigo que lhe havia feito uma injustiça:

"Deixe-me contar-lhe uma historia. Eu mesmo, algumas vezes, senti grande ódio daqueles que 'aprontaram' tanto, sem qualquer arrependimento daquilo que fizeram. Todavia, o ódio corrói você, mas não fere seu inimigo. É o mesmo que tomar veneno, desejando que seu inimigo morra. Lutei muitas vezes contra estes sentimentos".
E ele continuou:
"É como se existissem dois lobos dentro de mim. Um deles é bom e não magoa. Ele vive em harmonia com todos ao redor dele e não se ofende quando não se teve intenção de ofender. Ele só lutará quando for certo fazer isto, e da maneira correta."
"Mas, o outro lobo, ah!, este é cheio de raiva. Mesmo as pequeninas coisas o lançam num ataque de ira! Ele briga com todos, o tempo todo, sem qualquer motivo. Ele não pode pensar porque sua raiva e seu ódio são muito grandes. É uma raiva inútil, pois sua raiva não irá mudar coisa alguma!
"Algumas vezes é difícil conviver com estes dois lobos dentro de mim, pois ambos tentam dominar meu espírito".
O garoto olhou intensamente nos olhos de seu avô e perguntou:
"E qual deles vence, vovô?"
O avô sorriu e respondeu baixinho:
"Aquele que eu alimento mais freqüentemente".

Reflexão

É o que podemos em Gálatas 5:17 - “Porque o que a nossa natureza humana quer é contra o que o Espírito quer, e o que o Espírito quer é contra o que a natureza humana quer. Os dois são inimigos, e por isso vocês não podem fazer o que vocês querem.”

O lobo bom seria comparado ao nosso espírito fortalecido pela presença do Espírito Santo, já o lobo mal é ser controlado pelas emoções e desejos. Podemos notar claramente este conflito em nosso dia a dia. Por exemplo: supomos que alguém tennha sido desleal ou injusto conosco, como agiremos diante desta afronta? Qual lobo prevalecerá?
Permitiremos que a raiva, o ódio tome conta das nossas emoções e ações ou daremos ao Espírito Santo o direito de agir através de nós com amor e perdão?
Faça uma reflexão profunda das áreas em que suas emoções têm tomado o controle. Quantas palavras foram ditas, quantos julgamentos foram dados baseados na emoção.
O nosso desafio é e sempre será Romanos 12:21- Não deixem que o mal vença vocês, mas vençam o mal com o bem

Nenhum comentário:

Postar um comentário